Aviso no Topo do site:
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.


A campanha Janeiro Branco visa chamar atenção das pessoas sobre os assuntos relacionados à saúde mental e à importância da prevenção de doenças emocionais, como depressão, ansiedade e pânico, e foi pensando nisso que o CRAS de Davinópolis promoveu no dia 05 de janeiro, uma palestra com o tema “A vida pede equilíbrio”.

A palestra foi ministrada pela psicóloga do CRAS Luanne Abrão, na qual, em uma roda de conversa, foram levantados questionamentos sobre a atenção que as pessoas tem dado a sua saúde mental. Também foram explicadas, maneiras possíveis de melhorar saúde mental, como, por exemplo: Apoio profissional; Mudanças de hábitos de vida; Exercícios físicos regulares; Dormir bem; Não se isolar; Reforçar os laços familiares e de amizades; Realizar atividades dos seus interesses; Acompanhamento psicológico; Consultar um médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional, se necessário, uso de medicamentos.


“Falar sobre este assunto é muito necessário, pois potencializa o acolhimento por parte dos gestores, profissionais de saúde, familiares e da comunidade em que estamos inseridos. Também auxilia na busca pelo atendimento por parte desses indivíduos”, explicou Luanne.

Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade, como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, ambiente familiar e social, entre outros, cita a psicóloga.


A orientação para as pessoas que necessitam de atendimento em saúde mental é que busquem, primeiramente, o acolhimento na rede de atenção básica mais próxima do território de moradia, para que seja realizado o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde e pelas Equipes de Saúde da Família, além de encaminhamentos quando necessário.

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Banner publicidade 728 x 90 RODAPE